sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Cátia


TEXTO INTERPRETATIVO – 1ºANOS A/B/C – QUÍMICA

Prof.ª Cátia Brandão

 

GÁS CLORO

            O cloro é uma substância química usada para impedir o crescimento de bactérias na água e também para saneamento do esgoto e resíduos industriais. Também é um ingrediente de vários produtos de limpeza doméstica.

            A intoxicação pelo cloro pode ocorrer por ingestão ou inalação. O cloro reage com a água dentro e fora do corpo (por exemplo, a água no trato digestivo) para formar o ácido clorídrico e ácido hipocloroso. Essas duas substâncias são extremamente tóxicas.

            Embora o cloro utilizado em piscinas seja o mais conhecido, a maioria dos incidentes de intoxicação por cloro ocorre devido à ingestão de produtos de limpeza doméstica e não de água de piscina. A seguir encontram-se alguns produtos domésticos e substância comuns que contêm cloro:

·         água de piscina e pastilhas de cloro utilizadas em piscinas;

·         produtos leves para limpeza;

·         produtos alvejantes.

            A intoxicação por cloro pode causar sintomas em todo o corpo. Os sintomas respiratórios são: dificuldade para respirar e acúmulo de líquido nos pulmões. Os sintomas do sistema digestivo são: queimação na boca, inchaço da garganta, dor de garganta, dor de estômago, vômitos e sangue nas fezes.

            O sistema circulatório pode ser lesionado pela exposição ao cloro. Os sintomas deste problema podem incluir alterações nos níveis de ácidos no sangue. A exposição ao cloro também pode causar queda da pressão arterial. Além disso, o cloro pode causar graves lesões nos olhos, como queimação e irritação. Nos casos mais graves, pode haver perda temporária da visão. A exposição ao cloro também pode causar lesões na pele, que por sua vez podem resultar em lesão, queimaduras e irritação de tecidos.

http://pt.healthline.com/health/intoxicacao-por-cloro#Panoramageral1

Cento e trinta passam mal após vazamento de cloro em fábrica de Maceió
Entre as vítimas estão 22 crianças; acidente ocorreu sábado em unidade da Braskem
                                              

                                                                                                                                                                                               MATHEUS MAGENTA
                                                                                                                                                                                                        DE      SÃO  PAULO

            Um vazamento de cloro anteontem (16.04.2013) à noite em uma unidade da Braskem na região do Pontal da Barra, em Maceió (AL), levou cerca de 130 pessoas ao hospital, entre elas 22 crianças.
            O vazamento começou às 19h38 e foi controlado às 20h15, segundo a empresa.
As vítimas apresentaram sintomas de intoxicação, como falta de ar, desmaios e vômitos após sentir cheiro de cloro. Todas elas moram perto da fábrica; 30 ficaram internadas.

As crianças, com idades entre 1 e 15 anos, foram para uma clínica.
            Até a noite de ontem, todos já haviam recebido alta, exceto um homem, internado em estado grave.
O caso não tem relação com o acidente, diz o Hospital Geral do Estado. O homem estava desaparecido havia três dias e foi achado próximo ao vazamento.
O governo abriu processo que pode render multa de até R$ 6 milhões à Braskem.
            A Braskem suspendeu a produção na fábrica. O cloro é usado na fabricação de PVC (resina usada em tubulações) e defensivos agrícolas.
Segundo a empresa, um funcionário também se sentiu mal e está em observação. A Braskem lamentou o acidente e disse que está apurando o caso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário