sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Cátia


TEXTO INTERPRETATIVO – 3ºANOS A/B/C – QUÍMICA

Prof.ª Cátia Brandão

         FOGO
O fogo é uma manifestação de combustão rápida com emissão de luz e calor.
O fogo é constituído por três entidades distintas, que compõem o chamado "Triângulo do Fogo". São eles o combustível (aquilo que queima, como a madeira), o comburente (entidade que permite a queima, como o oxigênio) e o calor. Sem uma ou mais dessas entidades, não pode haver fogo.




Chama-se de fogo ao resultado de um processo exotérmico de oxidação. Geralmente, um composto orgânico, como o papel, a madeira, plásticos, gás de hidrocarbonetos, gasolina e outros, susceptíveis a oxidação, em contato com uma substância comburente, como o oxigênio do ar, por exemplo, ao atingirem a energia de ativação, também conhecida como temperatura de ignição entra em combustão. A energia para inflamar o combustível pode ser fornecida através de uma faísca ou de uma chama. Iniciada a reação de oxidação, também denominada combustão ou queima, o calor desprendido pela reação mantem o processo em atividade.
O fogo tem início e irá durar se houver suprimento contínuo de um combustível, de calor e de um comburente (oxigênio). O calor de ignição necessário para se iniciar o fogo, na prática é dado por uma fonte de calor como uma faísca, um fósforo, um raio, etc. Na falta de pelo menos um dos componentes, didaticamente descritos no triangulo do fogo o fogo não se inicia, ou se estiver aceso, se apaga.
Com efeito, pode-se extinguir o fogo retirando-se o calor, por resfriamento (jogando-se água, que faz com que o fogo perca calor) ou removendo-se o oxigênio (usando-se CO2 ou abafando-se o fogo) ou ainda retirando-se o combustível (madeira, gasolina, gás, etc).



Fogo no cerrado

Áreas de cerrado podem pegar fogo naturalmente. A queda de raios no início da estação chuvosa é umas das formas mais comuns para a origem dos incêndios. Porém, o fogo é elemento muito importante para a reciclagem de nutrientes no solo do Cerrado. Sabe-se que as queimadas ajudam a devolver ao solo os nutrientes que de lá foram retirados pelos vegetais.

            As plantas e os animais deste bioma lidam de diferentes formas com as queimadas. Muitas árvores apresentam uma cortiça grossa (a casca da árvore), impede o fogo de chegar ao seu interior, mantendo a planta viva. Outras plantas, após o incêndio, rebrotam rapidamente e produzem flores logo em seguida, permitindo a reprodução. Muitos animais, por sua vez, vivem em tocas profundas, que os protegem do fogo.

            Há quem defenda o manejo do fogo (queimadas induzidas pelo ser humano e feitas de maneira controlada) no Cerrado como uma forma de preservação do bioma. Como não é possível controlar a ocorrência natural do fogo, queimadas programadas poderiam atingir áreas delimitadas, impedindo a formação de grandes incêndios. Como muitas das áreas remanescentes de Cerrado costumam serem isoladas apresentando cercas, os grandes incêndios prejudicam os animais, que não podem fugir do fogo nem repovoar as áreas. g1.globo.com/mt



Cátia


TEXTO INTERPRETATIVO – 2ºANOS A/B/C – QUÍMICA

 

Prof.ª Cátia Brandão

 

 

 

 

 

Península Antártica sofre degelo rápido

 

            Olhando à distância, parece óbvio. Como os termômetros da península Antártica, região mais setentrional do continente gelado, registraram uma alta média de 5ºC nos últimos 50 anos, as geleiras que existem ali teriam mesmo que derreter. Mas o que os cientistas não esperavam era a velocidade das mudanças, que acaba de ser identificada por meio de imagens de satélite.

Em apenas cinco anos – entre 2001 e 2005 – um grupo de 30 geleiras na península Antártica, por exemplo, chegou a perder 4000 m2 de área por ano em sua linha de frente, em média.

         No total, o trabalho do glaciólogo Jorge Arigony Neto, pesquisador da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), analisou 184 geleiras da península Antártida entre 1986 e 2005.

         “Os dados mostram uma mudança grande de comportamento dentro do período de estudo. Era até certo ponto esperado, mas não tínhamos ideia de que as geleiras demorassem um tempo tão curto para mudar de comportamento”, disse Arigony Neto à Folha.

         “Existe mais gelo derretendo mesmo, por causa do aumento da temperatura”, explica outro pesquisador, que é do mesmo laboratório de Jefferson Simões e também estuda a Antártida.

         Diante desse quadro, nem mesmo os dois glaciólogos gaúchos – que dizem ser os únicos do Brasil – conseguem fugir da objetividade manifestada pelo consenso global entre climatologistas. Até 2100, o nível médio do mar pode subir até 1 metro. Assim como o que ocorre na península Antártida, isso pode ter sérias consequências.

                                                                                                                                              Disponível em: www. folha.com.br

 

 

Cátia


TEXTO INTERPRETATIVO – 1ºANOS A/B/C – QUÍMICA

Prof.ª Cátia Brandão

 

GÁS CLORO

            O cloro é uma substância química usada para impedir o crescimento de bactérias na água e também para saneamento do esgoto e resíduos industriais. Também é um ingrediente de vários produtos de limpeza doméstica.

            A intoxicação pelo cloro pode ocorrer por ingestão ou inalação. O cloro reage com a água dentro e fora do corpo (por exemplo, a água no trato digestivo) para formar o ácido clorídrico e ácido hipocloroso. Essas duas substâncias são extremamente tóxicas.

            Embora o cloro utilizado em piscinas seja o mais conhecido, a maioria dos incidentes de intoxicação por cloro ocorre devido à ingestão de produtos de limpeza doméstica e não de água de piscina. A seguir encontram-se alguns produtos domésticos e substância comuns que contêm cloro:

·         água de piscina e pastilhas de cloro utilizadas em piscinas;

·         produtos leves para limpeza;

·         produtos alvejantes.

            A intoxicação por cloro pode causar sintomas em todo o corpo. Os sintomas respiratórios são: dificuldade para respirar e acúmulo de líquido nos pulmões. Os sintomas do sistema digestivo são: queimação na boca, inchaço da garganta, dor de garganta, dor de estômago, vômitos e sangue nas fezes.

            O sistema circulatório pode ser lesionado pela exposição ao cloro. Os sintomas deste problema podem incluir alterações nos níveis de ácidos no sangue. A exposição ao cloro também pode causar queda da pressão arterial. Além disso, o cloro pode causar graves lesões nos olhos, como queimação e irritação. Nos casos mais graves, pode haver perda temporária da visão. A exposição ao cloro também pode causar lesões na pele, que por sua vez podem resultar em lesão, queimaduras e irritação de tecidos.

http://pt.healthline.com/health/intoxicacao-por-cloro#Panoramageral1

Cento e trinta passam mal após vazamento de cloro em fábrica de Maceió
Entre as vítimas estão 22 crianças; acidente ocorreu sábado em unidade da Braskem
                                              

                                                                                                                                                                                               MATHEUS MAGENTA
                                                                                                                                                                                                        DE      SÃO  PAULO

            Um vazamento de cloro anteontem (16.04.2013) à noite em uma unidade da Braskem na região do Pontal da Barra, em Maceió (AL), levou cerca de 130 pessoas ao hospital, entre elas 22 crianças.
            O vazamento começou às 19h38 e foi controlado às 20h15, segundo a empresa.
As vítimas apresentaram sintomas de intoxicação, como falta de ar, desmaios e vômitos após sentir cheiro de cloro. Todas elas moram perto da fábrica; 30 ficaram internadas.

As crianças, com idades entre 1 e 15 anos, foram para uma clínica.
            Até a noite de ontem, todos já haviam recebido alta, exceto um homem, internado em estado grave.
O caso não tem relação com o acidente, diz o Hospital Geral do Estado. O homem estava desaparecido havia três dias e foi achado próximo ao vazamento.
O governo abriu processo que pode render multa de até R$ 6 milhões à Braskem.
            A Braskem suspendeu a produção na fábrica. O cloro é usado na fabricação de PVC (resina usada em tubulações) e defensivos agrícolas.
Segundo a empresa, um funcionário também se sentiu mal e está em observação. A Braskem lamentou o acidente e disse que está apurando o caso.

 

3ºA




sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Exercícios para praticar


1)    Um reservatório em formato cilíndrico possui 6 metros de altura e raio da base igual a 2 metros. Determine o volume e a capacidade desse reservatório em litros.

2)    (Cefet - SP) A figura indica o tambor cilíndrico de um aquecedor solar com capacidade de 1570 litros.

http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/cilindro2.exercicios.jpg

 

Sabendo que 1000 litros de água ocupam um volume de 1m3 e adotado PI= 3,14, determine a medida do raio r do cilindro. Obs: altura 2m.

3)    Calcule o volume do cilindro nos seguintes casos.

a)    raio = 5 cm e altura = 12 cm                            b) raio = 7 cm e altura 20 cm

 

c)    raio = 2,5 m e altura = 5 m                               d) raio = 3 m e altura = 6 m

4)    Calcular o raio do cilindro nos seguintes casos.

a)    Volume 10 litros e altura de 15 cm.        B) volume 12000 litros e altura de 4 m.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Análise da conta de Água


1-Analise o valor a ser pago por Pedro, caso ele viesse a consumir 22m3 de água.

2-Sabendo que Pedro terá que pagar multa de 20%. Determine qual será o valor pago pela conta ?

3-Em um prédio de 28 apartamentos o consumo de água, em um determinado mês, foi de 562m3. Determinar o valor a ser pago por essa conta. Qual foi o consumo médio, em m3, por apartamento.

4-No mesmo edifício moram 60 pessoas. Calcular o consumo médio, em m3, por morador. Qual das duas médias é mais justa?

5-(Enem) A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje.
A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:
I. Contaminação de lençóis freáticos.
II. Diminuição da umidade do solo.
III. Enchentes e inundações.
Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente:
a) uso de fertilizantes e aterros sanitários / lançamento de gases poluentes / canalização
de córregos e rios.
b) lançamento de gases poluentes / lançamento de lixo nas ruas / construção de aterros sanitários.
c) uso de fertilizantes e aterros sanitários / desmatamento/impermeabilização do solo urbano.
d) lançamento de lixo nas ruas / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.
e) construção de barragens / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.

6-(Enem) Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:
a) reduzida área de solos agricultáveis.
b) ausência de reservas de águas subterrâneas.
c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.
d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.
e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.